segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A primeira fonte da oratória é a elevação do espírito

Esta semana que está passando me trouxe a vontade de ler mais a respeito de oratória; leio sobre um determinado assunto quando sinto a força daquele assunto circular dentro de mim primeiro. 

Por gostar do tema sobre a arte de falar bem, desde muito tempo, compro livros sem mesmo ter a previsão de quando vou lê-los, mas um dia eu sei que teremos um encontro mais íntimo.

Então li livros novos e estou relendo, com um novo olhar, um que comprei num sebo de São Paulo, em 2004, intitulado A Arte da Oratória, de um autor francês que entende do assunto, Jules Senger. 

Neste livro Senger fala de um filósofo e orador grego que viveu no século III d. C, chamado Longino. Longino escreveu um livro sobre retórica intitulado Tratado do Sublime, onde ele diz: "A primeira fonte do bem falar é a elevação do espírito. A segunda, é a vibração do orador". 

Ou seja, não se fala bem fora da verdade, fora da consciência, fora da moral, fora da elevação do espírito, fora da vibração, do entusiasmo, da convicção, da energia do além. 

Nenhum comentário: